top of page
Dr. Bernardo Cunha

DR. BERNARDO CUNHA

MÉDICO

CRM DF 16753

É possível alcançar o próximo nível

Como tudo isso surgiu?

Meu nome é Bernardo Cunha, tenho 44 anos, sou pai de um casal de filhos e sou médico reumatologista. Nascido na cidade do Rio de Janeiro e criado na Tijuca, estudei no Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). 

Escolha pela Reumatologia
Em 1998, aos 17 anos, ingressei na Faculdade de Ciências Médicas da Uerj. Durante a faculdade, fui bolsista PIBIC por 2 anos e participei de pesquisas na área de imunogenética. Um dos estudos tentou associar a incidência de febre reumática com antígenos HLA. Foi quando eu descobri a reumatologia. Um dia, meu co-orientador me convidou para acompanhar o atendimento de adolescentes em seu ambulatório. Fiquei profundamente maravilhado com a incrível diversidade e complexidade dos casos. Depois, no quarto ano, tive aulas de reumatologia e, no internato, rodei na reumatologia por 2 meses, o que consolidou minha preferência pela especialidade.

Formação Acadêmica
Em 2003, aos 23 anos, concluí a graduação em Medicina na Uerj e, logo após, ingressei na residência de Clínica Médica, que concluí em 2006, seguida da residência em Reumatologia, finalizada em 2008, ambas no Hupe-Uerj, um hospital terciário no coração da cidade, que tem um dos melhores serviços de reumatologia do Brasil. Logo após o término da residência, em março de 2008, obtive o Título de Especialista em Reumatologia pela Sociedade Brasileira de Reumatologia. Em 2016, concluí meu doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília. Além disso, possuo o título de Área de Atuação em Densitometria Clínica pelo Colégio Brasileiro de Radiologia.

Experiência assistencial
Minha trajetória profissional teve seguimento no Hospital Sarah-Brasília, onde trabalhei de 2008 a 2021. Inicialmente, trabalhei na clínica cirúrgica, de forma interdisciplinar com ortopedistas e neurocirurgiões. Vendo a intensa demanda de pacientes com doenças reumáticas no hospital, decidi escrever um projeto para a criação do serviço de reumatologia. Aceitei o projeto e fundei o serviço de Reumatologia, além de co-implementar a Sala de Infusão da Reumatologia. Também fundei o ambulatório de osteometabolismo, juntamente com endocrinologistas, geriatras e clínicos gerais, e co-implementei o serviço de densitometria clínica, onde treinei todos os técnicos e médicos radiologistas. O sucesso desse ambulatório foi replicado em mais três unidades da Rede Sarah no sudeste e nordeste do Brasil.

Durante os anos no Hospital Sarah, participei da reabilitação de dezenas de pacientes com doenças reumáticas, enfrentando diagnósticos desafiadores e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de muitos. 

Experiência acadêmica

Vendo a necessidade de responder a muitas perguntas e atender às necessidades dos pacientes, desenvolvi e apoiei estudos em artrite reumatoide, espondiloartrite, miopatias inflamatórias, doenças genéticas osteoarticulares, reabilitação, vitamina D e quedas hospitalares, além de participar de estudos na área de osteometabolismo, tratamento da osteoporose e displasia fibrosa óssea. Nessa época, fui convidado para compor algumas comissões da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Tive a honra de ministrar palestras em congressos e jornadas, além de participar de diretrizes nacionais de tratamento, como o atual Consenso Brasileiro de Miopatias Sistêmicas Autoimunes. Ao longo da minha carreira, publiquei cerca de 20 artigos em periódicos científicos indexados no Pubmed e levei os resultados de meus estudos para congressos nacionais e internacionais.

Durante o doutorado, tive a oportunidade de fazer estágio em docência no Ambulatório de Colagenoses do Hospital Universitário de Brasília durante 1 ano e depois permaneci como voluntário por mais um semestre, o que me permitiu rever casos com os quais eu não tinha muito contato no Hospital Sarah.

Em fevereiro de 2022, iniciei minha carreira docente na Faculdade de Medicina da Uniceplac-DF, onde permaneci até julho de 2023. Atuei também como preceptor no ambulatório de reumatologia do Centro de Atendimento Comunitário do Uniceub-DF. Desde agosto de 2022, sou professor de Medicina do Unieuro-DF, onde continuo a compartilhar minha experiência de duas décadas com os futuros médicos.

Filosofia de Trabalho
Para viver bem é preciso ter saúde, e o seu paciente merece uma vida digna! Dedico-me à saúde e bem-estar dos meus pacientes, atendendo centenas, ou quem sabe milhares de pessoas, ao longo dos anos em hospitais e consultórios. A Reumatologia é uma área em que muitas vezes é difícil chegar ao diagnóstico preciso, exigindo muito raciocínio clínico e uso dos conceitos de probabilidade. Tive a sorte de consolidar meu raciocínio clínico com alguns dos melhores reumatologistas do Brasil durante minha residência. Hoje, tenho a felicidade de ser professor universitário, compartilhando meus conhecimentos com os futuros médicos. Por meio de metodologias ativas como o PBL e no Ambulatório de Reumatologia da Clínica-Escola do Unieuro, ensino raciocínio clínico aos meus alunos e tive o prazer de ser convidado para co-ministrar um curso de raciocínio clínico na Uniceplac, em 2023, com carga horária de 4 horas.

Contribuição Atual
Por meio deste curso, espero conseguir compartilhar meus conhecimentos com um número muito maior de estudantes e jovens médicos, o que com certeza trará um impacto educacional significativo para os estudantes de medicina de todo o Brasil e também para os estudantes brasileiros no exterior. No futuro, além das atividades educacionais na graduação, pretendo desenvolver novas linhas de pesquisa com a ajuda de estudantes de graduação e continuar atendendo pacientes em meu consultório.

bottom of page